Agenda CIEN Brasil - Maio - 2017 - Minas Gerais

Caros Colegas,

Na próxima quinta-feira, o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança (CIEN), em Minas, irá promover uma conversação sobre o tema "Famílias Judicializadas", com a presença da psicanalista argentina Beatriz Udênio (EOL-AMP). O Laboratório "Novas Famílias e suas Judicializações" e o Laboratório "Janela da Escuta" compartilharão conosco algumas experiências, impasses e soluções que nos servirão como ponto de partida.   

Técnicos do judiciário e das medidas socioeducativas, psicólogos, assistentes sociais, médicos, pedagogos e psicanalistas compõe esses dois Laboratórios que tem se norteado pela orientação de Laurent (2002) de que o projeto do CIEN consiste em estudar, recolher informações, pesquisar e historizar a nova situação da criança nos discursos, ou seja, nos dispositivos simbólicos que se encarregam dela: como a escola, os dispositivos assistenciais, a família e a língua que lhe dá seu lugar: a do direito. Como bem pontua Beatriz Udênio, a particularidade do CIEN é centrar seu interesse na criança, na vontade manifesta de realizar um trabalho conjunto com outras disciplinas que se ocupam da infância. E, nesse sentido, "investigação e interdisciplinaridade se constituem como ferramentas do CIEN" (Udênio, tradução nossa).

Para os referidos laboratórios, a judicialização das famílias é uma demanda de normatização das relações parentais que, em muitas situações deixa o sujeito de fora, em prol do ideal do "melhor interesse da criança". Que efeitos essa tendência contemporânea produz tanto sobre as crianças e adolescentes, como sobre o trabalho que se realiza com eles? 
Venha conversar conosco!


Twitter Facebook Favorites More