Agenda CIEN Brasil - Maio 2012 - Rio de Janeiro




RIO DE JANEIRO

Impasses na inter-disciplinariedade

Durante a V Jornada Internacional do CIEN (RJ, 2011) após uma mesa com Silvia Salman (AE - EOL/AMP) - convidada para comentar os trabalhos,  Judith Miller colocou a importância de um AE nas Jornadas do CIEN. Este foi o tema do Encontro dos Laboratórios do CIEN-Rio em abril, com a presença de Ana Lúcia Lutterback (EBP/AMP).

O CIEN se estrutura em torno de um dispositivo original da psicanálise de orientação lacaniana - o Laboratório de Investigação – e na aposta da conversação inter-disciplinar.



Uma conversação é uma situação de associação livre, se ela é exitosa. A associação livre pode ser coletivizada na medida em que não somos donos dos significantes. Um significante chama outro significante, não é tão importante quem o produz em um momento dado. Se confiamos na cadeia de significantes, vários participam do mesmo. Pelo menos é a ficção da conversação: produzir - não uma enunciação coletiva - senão uma <associação livre> coletivizada, da qual esperamos um certo efeito de saber. Quando as coisas me tocam, os significantes de outros me dão idéias, me ajudam e, finalmente, resulta - às vezes - algo novo, um ângulo novo, perspectivas inéditas 
                                                   (J-A MILLER).[1]



Enfatizando na “inter-disciplinaridade” o hífen como um espaço "entre", o CIEN aposta na troca de  experiências sem que uma disciplina se sobreponha às outras e, assim, sem um saber prévio, que um inédito possa advir. A presença de um AE presentificou “um vazio pulsante” (Maia, CIEN Digital 11) e trouxe o que emperra, o que se coloca como impasse, o que nos desafia no dispositivo da conversação inter-disciplinar. Impasses na interdisciplinaridade - é daí que avançaremos.


Ana Martha Maia - Coordenação CIEN-Rio


Dia 15 de maio, terça feira, às 21h
Sede da EBP-Rio, Rua Capistrano de Abreu, 14. Humaitá.


[1]MILLER, Jacques-Alain [et al]. La pareja y el amor: conversaciones clínicas con Jacques Alain-Miller en Barcelona. Buenos Aires: Paidós, 2005. P.15

Twitter Facebook Favorites More