Agenda CIEN Brasil - Junho 2012 - Minas Gerais

Minas Gerais


CRIANÇAS INVISÍVEIS

MK FILME PRODUCTIONS E RAI CINEMA

PRODUÇÃO: Maria Grazia Cucinotta; Chiara Tilesi e Stefano Veneruso / Dirigido por Ridley Scott, John Woo, Jordan Scott / Com David Thewlis, Kelly MacDonald, Jack Thompson / Nacionalidade: França, Itália / Gênero: Drama 




Todas as Crianças Invisíveis

01 / outubro / 2008 por Adriano Senkevics
O filme Crianças Invisíveis (All the Invisible Children, 2005) é um conjunto de sete curtas-metragens de diretores diferentes, gravado em locais diferentes, abordando diversas facetas de problemas envolvendo crianças, seja violência, pressão psicológica, trabalho forçado, pobreza etc.
Cada diretor contribui com seu ponto de vista, gerando um longa-metragem interessante que destinou os seus lucros à UNICEF, ao Programa Alimentar da ONU e à Cooperação Italiana para o Desenvolvimento. A idéia é dar luz àquelas crianças que, ou não vemos (o que é muito raro), ou fingimos não ver.

TANZA: CRIANÇA INVISÍVEL?

Por que Tanza interessa particularmente ao Laboratório “Trocando em miúdos?”
Esse garoto de 12 anos nos permite aproximar o que tem em comum com outros de nossa cultura para, então, talvez acolhermos a singularidade de nossos púberes e adolescentes, inseridos em escolas da periferia da cidade.
Ao dar entrada na instituição escolar, o analista aposta na possibilidade de fazer frente à segregação do sujeito, ordenada pela tecelagem da trama dos sentidos. Os “indisciplinados”, que perturbam aquele espaço, são nomeados pelo Outro que ali opera. O saber desses meninos, contudo, corre ao lado, quase sempre, sendo que têm algo a dizer de suas representações da escola, dos professores, colegas, do espaço da sala de aula e sobre suas famílias. Assentar ao lado em vez de deixá-los de lado pode nos levar ao desmantelamento do que aprisiona o sujeito aos atos.
Uma questão orienta nosso trabalho: Como reconduzir a trama institucional de modo a desarticular, afrouxar a teia discursiva que deixa de fora o singular de nossas crianças e adolescentes nas escolas?
Convidamos vocês para uma Conversação sobre o tema focalizado: A “indisciplina” nas escolas e o saber das crianças e adolescentes. Dia 15 de junho a partir das 19:30h.


Twitter Facebook Favorites More