Agradecimento a Judith Miller
21:13
Cien Brasil
Agradecimento a Judith Miller,
“O tempo é implacável”, pensar na morte ou vivê-la parcialmente a partir de alguém faz ressoar essa desgastada frase.
Talvez, somente quando a experiência toca a proximidade do corpo, a partir de um ente querido, de um colega próximo, de uma referência que nos guiou, é que temos a real dimensão que o tempo traz mudanças consigo, incluindo a morte.
Desse modo, cada um experimentará a grande perda de Judith Miller a partir de um lugar. Aqui, neste texto, o CIEN Brasil, na imensa lista de nomes próprios e institucionais que esse significante comporta, presta uma homenagem a alguém ímpar, que muito nos ensinou.
Sua presença foi fundamental em todo o Campo Freudiano, sua clareza em muitos momentos preservou uma boa orientação para o trabalho. Os que puderam trabalhar de perto com ela nos falam da vivacidade do seu pensamento, das suas ideias e do entusiasmo com aquilo que a causava.
A psicanálise certamente perde, o campo freudiano, as Escolas, a Fundação do Campo Freudiano, o CIEN, perdem...
Podemos agora tocar minimamente nas suas palavras, espalhadas em várias intervenções e textos por todo o campo freudiano.
Em especial no CIEN, um agradecimento a sua fundação, à possibilidade de sua existência, que pôde contar com o desejo decidido de Judith Miller.
Ela, em sua clareza, destacava o lugar do CIEN e em suma o lugar do psicanalista. Nos ensinou a pensar o lugar de cada um, sem esquivar-se.
Agradecemos imensamente sua presença conosco.
Presença esta que seguirá com seu legado,
“O Cien é uma dessas instancias que resultam da concepção que Lacan tem das diferentes tarefas que ele espera dos psicanalistas de suas Escolas, para estarem, como esclarece, à altura de seus deveres no mundo”
Judith Miller, 2007[1]
Comissão de Orientação e Coordenação do CIEN Brasil - Paola Salinas (Coord. Geral), Monica Hage, Monica Campos, Vania Gomes, as demais comissões anteriores - 2014-2016 Nohemí Brown (Coord. Geral), Lucíola Macêdo e Rodrigo Lyra, 2011-2013 Fernanda Otoni-Brisset (Coord. Geral), Síglia Leão e Ana Martha Maia, 2007-2011 Cristiana Cardoso Pittella (Coord. Geral), Heloísa Telles, Maria do Rosário do Rego Barros e Teresa Pavone e todos aqueles que estão no trabalho do CIEN desde o momento inicial.
[1]Miller, Judith. Apresentação. In: CIEN DIGITAL. Número 2 - Dezembro de 2007. Posteriormente publicado em: Ottoni- Briset, F. Santiago, A.L e Miller, J (orgs.). As crianças falam e tem o que dizer. Editora Scriptum, Belo Horizonte, 2013. pg, 24.